Pular para o conteúdo

VINDE À LUZ, BEBÊS IPIRANGUISTAS!

Conheça a história da Clínica Infantil do Ipiranga, que deu origem ao hospital Dom Antônio Alvarenga e agora, após décadas, retoma seu nome original.

O prédio em obras. Inaugurado em 1944 e batizado de Hospital Dom Antonio de Alvarenga em homenagem ao bispo de mesmo nome, conhecido como “Bispo Caridosíssimo” em virtude de suas diversas ações sociais. 

Foi como Clínica Infantil do Ipiranga que a saga do hospital Dom Antônio Alvarenga (nomeando assim o local a partir de 1944) se iniciou. Foi numa pequena casa de saúde do bairro, por iniciativa de uma das filhas do Conde José Vicente de Azevedo e da Condessa Maria Cândida Bueno Lopes de Oliveira, Maria Carmelita; de Dulce Barbosa de Almeida; e do pediatra Augusto Gomes de Mattos.

Foram doados dois terrenos pela família do conde, que à época era eminente político em São Paulo e filantropo. Ele arremetara, a baixo custo, um vasto mundo de terras devolutas no Alto da Colina do Ipiranga e cercanias e passou a doar terras para instituições religiosas e de caridade.

A família Azevedo também liderou campanhas de arrecadação de fundos para a pedra fundamental da clínica (ambulatório) e depois sua ampliação (para tornar-se hospital e maternidade). Uma dessas campanhas, de 1951, intitulou-se “Campanha do Tijolo” e incluiu a produção de folhetos e adesivos autocolantes.

enfermeira envasa leite em garrafas de vidro no Lactário da Clinica

Lactário / Posto de distribuição.

A Clínica Infantil do Ipiranga foi descontinuada décadas depois, assim como sua maternidade. É difícil encontrar um ipiranguista com 40 anos ou pouco mais que não tenha nascido ali. Ficou marcada na vida da nossa gente desde a saída do ventre de nossas mães.

enfermeira pesa uma criança em um cesto sobre a balança

Enfermeira pesa um bebê

Na celebração dos 90 anos de atividades, em 2022, como Hospital Dom Alvarenga, o antigo projeto social da Clínica Infantil, com atendimento gratuito para crianças, voltou com o nome antigo.

O programa Saúde e Alegria, lançado em 2015 como projeto social gratuito para crianças pobres, foi rebatizado como Clínica Infantil do Ipiranga.

duas enfermeiras posam com bebês recém nascidos no berçario da antiga maternidade alvarenga

Berçário da antiga maternidade

Em nosso perfil do Instagram, leitores compartilham histórias que viveram no Hospital Dom Alvarenga:

 

Fernanda Yoshizawa Oliveira nasceu lá em 1977 e foi por muitas vezes no Pronto Socorro com crise de bronquite.

foi aí que tomei aos 7 anos de idade minha 1° sutura e comecei a aprender sobre ação e reação, pois eu mordi o cachorro e tomei algumas chineladas do papai

Elza Garcia também conta:

Nascí aí em 1964. Da janela em que tem a santa minha mãe viu os soldados passarem na avenida Nazaré

E você, tem alguma história sobre a clínica. Entre no Insta do Ipiranga22 e conte pra gente.

Pra terminar, olha só esses vitrais vazados de luz da lateral do prédio, inaugurado em 1944, cuja construção é tombada pelo patrimônio histórico paulistano desde 2007. Um consolo aos olhos em vidro multicolorido, a inscrição Clínica Infantil do Ipiranga, a imagem bíblica de Cristo circundado por crianças, ilustração para a famosa passagem na Bíblia, conforme o Evangelho Segundo São Mateus: “Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o Reino dos Céus”.

GOSTOU? COMPARTILHE: 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email